Registro Visual
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MJFL-2012-11-0006Baixar
Retrato (pintura) emoldurada de Saturnino de Souza e Oliveira. Homem branco em pé, representado em meio corpo, seu corpo está voltado para à esquerda do observador. Possui cabelos escuros e barba. Veste calças de coloração branca e casaca militar de coloração azul escuro com ornamentos dourados no abdômen e na barra das mangas. Em seu peito, possui preso à casaca duas condecorações. Em seu pescoço utiliza faixa de coloração azul contendo a insígnia Imperial Ordem do Cruzeiro, formada por uma estrela branca de cinco pontas bifurcadas, sua mão esquerda pende ao lado do corpo e segura um chapéu militar em formato de meia lua. Sua mão direita está apoiada sob uma mesa e segura um pergaminho aberto contendo a seguinte inscrição: "Doutor Saturnino de Souza e Oliveira, quando Presidente em 1842 fez tantos etaõ valiosos benefícios aeste Hospital, que sua memoria será indelevel Disse a Justiça viva em seu retrato Varaõ que presta lenitivo as dores: A verdade annuio: fez o desenho A gratidaõ se encarregou das côres." Ao fundo é possível identificar um ambiente fechado ornamentado por uma cortina dourada e uma mesa, sobre a mesa está um tinteiro e uma caneta tinteiro de pena. A moldura é de madeira lisa de coloração marrom. Na extremidade inferior, ao centro, possui uma pequena placa de metal presa a moldura, contendo a identificação do retrato.
Coleção
Número de Registro
MJFL-2012-11-0006
Denominação
Título
Saturnino de Souza e Oliveira
Tipo de título
Autoria
Classificação
06 Objetos de Atividades Artísticas > 6.6 Objetos Associados às Artes Plásticas e ao Desenho Técnico > 6.6.2 Obra final > 6.6.2.3 Pinturas
Descrição
Retrato (pintura) emoldurada de Saturnino de Souza e Oliveira. Homem branco em pé, representado em meio corpo, seu corpo está voltado para à esquerda do observador. Possui cabelos escuros e barba. Veste calças de coloração branca e casaca militar de coloração azul escuro com ornamentos dourados no abdômen e na barra das mangas. Em seu peito, possui preso à casaca duas condecorações. Em seu pescoço utiliza faixa de coloração azul contendo a insígnia Imperial Ordem do Cruzeiro, formada por uma estrela branca de cinco pontas bifurcadas, sua mão esquerda pende ao lado do corpo e segura um chapéu militar em formato de meia lua. Sua mão direita está apoiada sob uma mesa e segura um pergaminho aberto contendo a seguinte inscrição:
"Doutor Saturnino de Souza e Oliveira, quando Presidente em 1842 fez tantos etaõ valiosos benefícios aeste Hospital, que sua memoria será indelevel
Disse a Justiça viva em seu retrato
Varaõ que presta lenitivo as dores:
A verdade annuio: fez o desenho
A gratidaõ se encarregou das côres."
Ao fundo é possível identificar um ambiente fechado ornamentado por uma cortina dourada e uma mesa, sobre a mesa está um tinteiro e uma caneta tinteiro de pena.
A moldura é de madeira lisa de coloração marrom. Na extremidade inferior, ao centro, possui uma pequena placa de metal presa a moldura, contendo a identificação do retrato.
Dimensões
Largura (cm)
84,5
Altura (cm)
116
Profundidade (cm)
5,4
Material / Técnica
madeira | metal | tela | tinta a óleo
Comentários/Dados Históricos
SATURNINO DE SOUZA E OLIVEIRA COUTINHO (doutor e presidente da província)
Saturnino de Souza e Oliveira Coutinho foi um advogado e político brasileiro. Filho de Aureliano de Sousa e Oliveira e irmão do visconde de Sepetiba, nasceu em 1803, em Petrópolis no Rio de Janeiro. Estudou Direito na Faculdade de Direito na Universidade de Coimbra e foi presidente da província do Rio Grande do Sul de 1839 a 1840. No Rio de Janeiro foi deputado geral, ministro dos Negócios Estrangeiros em 1847 e, senador de 1847 a 1848.
Em 28 de novembro de 1841 ingressou na Irmandade da Santa Casa de Porto Alegre, e, em 1842, assumiu o papel de provedor, cargo que ocupou até 1842. Faleceu no Rio de Janeiro, em 18 de abril de 1848.
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre foi criada em 1814 para conduzir a Santa Casa, que havia sido criada como ”Hospital de Caridade em 1803” e ainda não tinha saído do papel.
Participavam da Irmandade os homens de proeminência social e de condições financeiras abastadas, que contribuíam com a manutenção da Instituição.
O cargo mais elevado dentro da instituição é o de Provedor – figura de autoridade e liderança. O Provedor, assim como os Irmãos não são remunerados por sua atuação na Irmandade.
Os Irmãos eleitos para a Mesa Administrativa participam ativamente da administração, sob a liderança do Provedor. Atualmente, a atuação da Irmandade conta com os Mesários Efetivos, os Conselheiros Fiscais Efetivos e os Conselheiros Consultivos, que atuam diretamente com os diretores da Instituição.
Ex-provedores e Irmãos Benfeitores (aqueles que contribuíam com a Instituição, realizando doações de grandes somas) foram homenageados com a produção de retratos expostos no Salão Nobre da Santa Casa. Atualmente, o Salão fica situado junto à Direção Executiva da Santa Casa, em local restrito, onde quadros permanecem expostos.
Referências
ELTZ, Amanda Mensch. Entre a Gratidão e o Poder: uma coleção de retratos pintados da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. 2019. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/202436/001107861.pdf?sequence=1. Acesso em: 19 out. 2022. FERREIRA, Frederico Antônio. Entre velhos e novos paradigmas: Saturnino de Sousa e Oliveira e a reabertura do Consulado Brasileiro em Luanda. Cadernos do CHDD/Fundação Alexandre de Gusmão, Centro de História e Documentação Diplomática. – Ano XVIII, Número 34. – [Brasília, DF]: FUNAG, 2019. 572 p. Disponível em: http://funag.gov.br/biblioteca/download/Cadernos-CHDD-N34.pdf. Acesso em: 04 out. 2024. | PUFAL, Diego de Leão. A Irmandade da Santa Casa de Porto Alegre: Primórdios, curiosidades e ‘Homens Bons’. In: Centro Histórico-Cultural Santa Casa; Histórias Reveladas Vol. III. Porto Alegre: EVANGRAF, 2013.
Palavras-chave
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre | Pintura | Provedor | Retrato pictórico
Local de produção
Ano de produção
1842
Condições de reprodução
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