Miniatura do termo

Autoria Libindo Ferrás

LIBINDO FERRÁS (1877-1951)

Libindo Ferrás nasceu em 1877, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Foi pintor, professor e um dos fundadores do Instituto Livre de Belas Artes do Rio Grande do Sul.

Iniciou sua carreira artística tendo aulas com o pintor Ricardo Albertazzi. Em 1897 viajou para Itália, onde estudou com diversos artistas e frequentou diversos ateliês. Em 1908, após ter retornado para Porto Alegre, participou da fundação do Instituto Livre de Belas Artes do Rio Grande do Sul (ILBA), que ocorreu em assembleia convocada pelo presidente do estado Carlos Barbosa Gonçalves. Em 1909 foi fundado no ILBA um Conservatório de Música, e em 1910, por iniciativa de Libindo, foi criada no mesmo Instituto uma Escola de Arte, onde atuou como professor e primeiro diretor até a incorporação da Escola à Universidade de Porto Alegre, em 1936.

Produziu diversas paisagens utilizando a técnica de óleo sobre a tela. Libindo Ferrás se consolidou como um dos principais artistas gaúchos da primeira metade do século XX.

Após se aposentar, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde faleceu em 1951. Possui diversas obras no acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), no Acervo Artístico da Prefeitura de Porto Alegre, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo e outras coleções privadas e públicas.