Registro Visual
-
MJFL-2018-20-0017Baixar
[MJFL-2018-20-0017.001] CAIXA Caixa retangular de veludo azul, possui um pequeno botão de metal dourado para abri-la. Internamente, a parte inferior é forrada com tecido de veludo azul, ao centro apresenta um espaço vazado em formato retangular para acomodar a medalha. Na parte superior interna é forrada com tecido acetinado, acolchoado, em cor branca. [MJFL-2018-20-0017.002] MEDALHA NEGRINHO DO PASTOREIRO Medalha de formato quadrado em metal. Ao centro apresenta um círculo de coloração dourada com o relevo de um menino que está com seus pulsos amarrados em um tronco. Acima da imagem apresenta a seguinte inscrição: “NEGRINHO DO PASTOREIO”. No verso, dentro do circulo dourado, apresenta a seguinte inscrição: “RIO GRANDE DO SUL RECONHECIMENTO POR SERVIÇOS PRESTADOS AO HOMEM AO ESTADO À PÁTRIA BRASIL”. A parte superior da medalha é formada por uma fita de tecido de coloração vermelha, na extremidade esquerda possui uma pequena faixa de coloração verde, e à direita uma pequena faixa de coloração amarela. A medalha pode ser fixada em uma base por meio de dois alfinetes presentes no verso de sua base superior.
Anexos
-
MJFL-2018-20-0017 [1]
-
Verso da medalha
MJFL-2018-20-0017 [2]
Coleção
Número de Registro
MJFL-2018-20-0017.002
Denominação
Título
Medalha Negrinho do Pastoreio
Tipo de título
Classificação
10 Insígnias e Objetos Cerimoniais e/ou Comemorativos > 10.1 Insígnias > 10.1.3 Condecorações
Descrição
[MJFL-2018-20-0017.001] CAIXA
Caixa retangular de veludo azul, possui um pequeno botão de metal dourado para abri-la. Internamente, a parte inferior é forrada com tecido de veludo azul, ao centro apresenta um espaço vazado em formato retangular para acomodar a medalha. Na parte superior interna é forrada com tecido acetinado, acolchoado, em cor branca.
[MJFL-2018-20-0017.002] MEDALHA NEGRINHO DO PASTOREIRO
Medalha de formato quadrado em metal. Ao centro apresenta um círculo de coloração dourada com o relevo de um menino que está com seus pulsos amarrados em um tronco. Acima da imagem apresenta a seguinte inscrição: “NEGRINHO DO PASTOREIO”.
No verso, dentro do circulo dourado, apresenta a seguinte inscrição:
“RIO GRANDE DO SUL RECONHECIMENTO POR SERVIÇOS PRESTADOS AO HOMEM AO ESTADO À PÁTRIA BRASIL”.
A parte superior da medalha é formada por uma fita de tecido de coloração vermelha, na extremidade esquerda possui uma pequena faixa de coloração verde, e à direita uma pequena faixa de coloração amarela. A medalha pode ser fixada em uma base por meio de dois alfinetes presentes no verso de sua base superior.
Dimensões
Largura (cm)
9
Altura (cm)
3
Comentários/Dados Históricos
A medalha condecorativa Negrinho do Pastoreio é uma homenagem entregue pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul a personalidades que possuem relevantes serviços prestados em favor da pessoa humana, do Estado e da Pátria. A condecoração foi criada em 1972 e recebe seu nome em homenagem a lenda folclórica do Negrinho do Pastoreio. O Cardeal Dom Vicente Scherer foi a primeira personalidade a receber a comenda em 3 de abril de 1972.
Referências
Medalha Negrinho do Pastoreio. Wikiwand. Disponível em: https://www.wikiwand.com/pt/Medalha_Negrinho_do_Pastoreio#Ver_tamb%C3%A9m. Acesso em 22 de janeiro de 2023. | Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Ronaldinho Gaúcho é homenageado com Medalha Negrinho do Pastoreio. Disponível em: https://estado.rs.gov.br/ronaldinho-gaucho-e-homenageado-com-medalha- negrinho-do-pastoreio. Acesso em 25 de janeiro de 2023.
Palavras-chave
Local de produção
Data de produção
ca. 1970
Ano de produção
1
Condições de reprodução
O uso de imagens e informações dos objetos e do acervo é permitido para fins de pesquisas, trabalhos escolares e universitário com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original: Acervo Centro Histórico- Cultural Santa Casa de Porto Alegre - CHC.
Demais solicitações de uso devem ser formalizadas para avaliação junto ao Acervo do Museu (pelo e-mail: museu.chc@santacasa.org.br ) e só serão autorizadas após aprovação e mediante preenchimento do Termo de Pesquisa. Os direitos autorais são de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA 9.610/1998). O CHC não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.