Registro Visual
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MJFL-2012-11-0072Baixar
Retrato de Pedro Chaves Barcellos. Homem branco, com cabelos e bigode escuros, representado a partir de seu busto. Utiliza blazer e gravata de coloração preta com camisa branca. Ao fundo apresenta uma coloração esverdeada.
Coleção
Número de Registro
MJFL-2012-11-0072
Denominação
Título
Pedro Chaves Barcellos
Tipo de título
Autoria
Classificação
06 Objetos de Atividades Artísticas > 6.6 Objetos Associados às Artes Plásticas e ao Desenho Técnico > 6.6.2 Obra final > 6.6.2.3 Pinturas
Descrição
Retrato de Pedro Chaves Barcellos. Homem branco, com cabelos e bigode escuros, representado a partir de seu busto. Utiliza blazer e gravata de coloração preta com camisa branca. Ao fundo apresenta uma coloração esverdeada.
Dimensões
Largura (cm)
49,2
Altura (cm)
59,5
Material / Técnica
Comentários/Dados Históricos
ATELIE CALEGARI
A fotografia no Rio Grande do Sul teve início em 1852 com a instalação do estúdio fotográfico de Roberto Offer na cidade de Rio Grande. A partir desse momento outros estúdios fotográficos proliferaram no estado, profissão exercida majoritariamente por imigrantes.
Destaca-se a atuação de Vigirlio Calegari, italiano, natural de Bérgamo, nascido em 1868. Chegou ao Brasil em 1880, na cidade de Caxias do Sul (RS) e posteriormente instalou-se em Porto Alegre. Na capital trabalhou no ateliê de Iglesias e Otto Schönwald. Em 1893 abriu seu primeiro estúdio fotográfico na rua do Arroio (atual Bento Martins).
Em 1895, Calegari mudou-se para a rua dos Andradas. Fotografou diversas personalidades políticas, como Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, dentre outros membros do partido republicano.
VICENZO CERVÁSIO
Vicenzo Cervásio foi um pintor reconhecido em Porto Alegre entre o final do século XIX e início do século XX. Estudou na Academia de Belas-Artes de Nápoles e trabalhou na Argentina e Uruguai até fixar-se em Porto Alegre.
Também atuou como professor do Instituto de Belas-Artes (atual Instituto de Artes da UFRGS). Participou da Exposição Estadual de 1901, quando apresentou diversos trabalhos, que exibiam aspectos naturais e sociais do Rio Grande do Sul.
Trabalhou no ateliê Calegari, onde tinha como função pintar as fotos em preto e branco e realizar retratos, pintados com tinta a óleo, executados com base em uma fotografia.
PEDRO CHAVES BARCELLOS (1863 - 1920)
Filho de Antonio Chaves de Barcellos e Manuela Gonçalves da Silva, nasceu em 29 de junho 1863, natural do Rio Grande do Sul. Família de comerciantes, caixeiros viajantes, importadores de tecidos. Pedro casou com Ilza Bastian Pinto Chaves Barcellos, em 1899, não tiveram filhos.
Fez diversas doações à Santa Casa de Porto Alegre e à de Pelotas, ao Asilo Padre Cacique e ao Pão dos Pobres. Foi aprovado como Irmão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre em 12 de janeiro 1892, tomou posse em 23 de maio de 1892. Por deliberação da Mesa Administrativa, em sessão de 16 de março de 1921, foi considerado post-mortem Irmão Benemérito, em virtude do legado que fez a este estabelecimento. Faleceu em 14 de novembro de 1920 em São Paulo.
Foi homenageado, postumamente, pela família, com o nome da Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos, que atendia meninas órfãs, cuidando de sua educação, inaugurada em 1924. Também recebeu homenagem póstuma no nome da Galeria Pedro Chaves Barcellos, inaugurada em 1936.
Pedro recebeu do Vaticano o título de comendador (nome dado ao indivíduo que recebe uma condecoração honorífica de ordem militar, política ou eclesiástica, pessoa que é agraciada com uma comenda ou benefício).
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre foi criada em 1814 para conduzir a Santa Casa, que havia sido criada como ”Hospital de Caridade em 1803” e ainda não tinha saído do papel.
Participavam da Irmandade os homens de proeminência social e de condições financeiras abastadas, que contribuíam com a manutenção da Instituição.
O cargo mais elevado dentro da instituição é o de Provedor – figura de autoridade e liderança. O Provedor, assim como os Irmãos não são remunerados por sua atuação na Irmandade.
Os Irmãos eleitos para a Mesa Administrativa participam ativamente da administração, sob a liderança do Provedor. Atualmente, a atuação da Irmandade conta com os Mesários Efetivos, os Conselheiros Fiscais Efetivos e os Conselheiros Consultivos, que atuam diretamente com os diretores da Instituição.
Ex-provedores e Irmãos Benfeitores (aqueles que contribuíam com a Instituição, realizando doações de grandes somas) foram homenageados com a produção de retratos expostos no Salão Nobre da Santa Casa. Atualmente, o Salão fica situado junto à Direção Executiva da Santa Casa, em local restrito, onde quadros permanecem expostos.
Referências
CONEDERA, Leonardo de Oliveira. Ferrari, Calegari e Mancuso: Lentes italianas sobre o Rio Grande do Sul. In: 1º Encontro de Pesquisas Históricas – PUCRS. 2014. | ETCHEVERRY, Carolina Martins. Visões de Porto Alegre nas fotografias dos irmãos Ferrari (c.1888) e de Virgilio Calegari (c. 1912). 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/11173. Acesso em 10 de outubro de 2024. | SANTOS, Alexandre Ricado dos. O gabinete do Dr. Calegari. In: ACHUTTI, Luiz Eduardo. Ensaios sobre o fotográfico. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1998. | Livro de Entrada de Irmãos nº 5, p. 107. | Ilza Chaves: a Dama do século 20º. Gasparotto. Porto Alegre. Disponível em: https://www.paulogasparotto.com.br/noticias/interna/ilza-chaves-a-dama-do-seculo-20o. Acesso em: 21 de novembro de 2024. | PUFAL, Diego de Leão. A Irmandade da Santa Casa de Porto Alegre: Primórdios, curiosidades e ‘Homens Bons’. In: Centro Histórico-Cultural Santa Casa; Histórias Reveladas Vol. III. Porto Alegre: EVANGRAF, 2013. | ELTZ, Amanda Mensch. Entre a gratidão e o poder: uma coleção de retratos pintados da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Dissertalção (Mestrado) 164f. 2019.
Palavras-chave
Chaves Barcellos | Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre | Irmão Benemérito | Retrato pictórico
Local de produção
Ano de produção
1921
Condições de reprodução
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