Registro Visual
-
MJFL-2012-11-0093Baixar
Pintura emoldurada. Representação de uma paisagem. Na imagem é possível identificar ao centro uma estrada de terra e ao fundo montanhas. Ao lado esquerdo do observador há um gramado com duas árvores, uma em primeiro plano, mais à frente, e outra ao fundo, quase ao centro da imagem. Do lado direito há um barranco de terra alto. A moldura é de coloração marrom com ornamentações em relevo.
Coleção
Número de Registro
MJFL-2012-11-0093
Denominação
Título
A Estrada
Tipo de título
Autoria
Classificação
06 Objetos de Atividades Artísticas > 6.6 Objetos Associados às Artes Plásticas e ao Desenho Técnico > 6.6.2 Obra final > 6.6.2.3 Pinturas
Descrição
Pintura emoldurada. Representação de uma paisagem. Na imagem é possível identificar ao centro uma estrada de terra e ao fundo montanhas. Ao lado esquerdo do observador há um gramado com duas árvores, uma em primeiro plano, mais à frente, e outra ao fundo, quase ao centro da imagem. Do lado direito há um barranco de terra alto.
A moldura é de coloração marrom com ornamentações em relevo.
Dimensões
Largura (cm)
33,5
Altura (cm)
23,5
Profundidade (cm)
1,5
Material / Técnica
madeira | tela | tinta a óleo
Comentários/Dados Históricos
LIBINDO FERRÁS (1877-1951)
Libindo Ferrás nasceu em 1877, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Foi pintor, professor e um dos fundadores do Instituto Livre de Belas Artes do Rio Grande do Sul.
Iniciou sua carreira artística tendo aulas com o pintor Ricardo Albertazzi. Em 1897 viajou para Itália, onde estudou com diversos artistas e frequentou diversos ateliês. Em 1908, após ter retornado para Porto Alegre, participou da fundação do Instituto Livre de Belas Artes do Rio Grande do Sul (ILBA), que ocorreu em assembleia convocada pelo presidente do estado Carlos Barbosa Gonçalves. Em 1909 foi fundado no ILBA um Conservatório de Música, e em 1910, por iniciativa de Libindo, foi criada no mesmo Instituto uma Escola de Arte, onde atuou como professor e foi o primeiro diretor até a incorporação da Escola à Universidade de Porto Alegre, em 1936.
Produziu diversas paisagens utilizando a técnica de óleo sobre a tela. Libindo Ferrás se consolidou como um dos principais artistas gaúchos da primeira metade do século XX.
Após se aposentar, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde faleceu em 1951. Possui diversas obras no acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), no Acervo Artístico da Prefeitura de Porto Alegre, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo e outras coleções privadas e públicas.
Referências
Ateliê, Arte e Restauração. Libindo Ferrás. Disponível em: https://www.ateliearterestauracao.com.br/libindo-ferras-aquarela-oxidada/. Acesso em 02 de dezembro de 2024. | CHAVES, Ricardo. Libindo Ferrás: um boêmio que também era pintor ou pintor que também era boêmio?. GZH. Porto Alegre. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/almanaque/noticia/2020/04/libindo-ferras-um-boemio-que-tambem-era-pintor-ou-pintor-que-tambem-era-boemio-ck91sdgg00095014qd7e991qa.html. Acesso em 02 de dezembro de 2024. | Picanoteca Barão de Santo Ângelo. FERRAS, Libindo A. L. de. Disponível em: https://www.ufrgs.br/acervopbsa/autor_/ferras-libindo-a-l-de/?perpage=12&view_mode=masonry&paged=1&order=ASC&orderby=date&fetch_only=thumbnail%2Ccreation_date%2Ctitle%2Cdescription&fetch_only_meta=. Acesso em 02 de dezembro de 2024. | Wikipedia. Libindo Ferrás. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Libindo_Ferr%C3%A1s. Acesso em 02 de dezembro de 2024.
Palavras-chave
Instituto de Artes de Porto Alegre | Libindo Ferrás | Paisagem | Pintura
Local de produção
Ano de produção
1926
Condições de reprodução
O uso de imagens dos objetos e do acervo é permitido para fins de pesquisas, trabalhos escolares e universitário com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original: Acervo Centro Histórico- Cultural Santa Casa de Porto Alegre - CHC.
Demais solicitações de uso devem ser formalizadas para avaliação junto ao Acervo do Museu (pelo e-mail: museu.chc@santacasa.org.br ) e só serão autorizadas após aprovação e mediante preenchimento do Termo de Pesquisa. Os direitos autorais são de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA 9.610/1998). O CHC não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.